sexta-feira, 5 de abril de 2013

I Fórum MAR de Palhaços


O I Forum MAR de Palhaços acontecerá em


Salvador-Ba nos dias 13. e 14 de abril de 2013 visa discutir os princípios, objetivos, metas, desenvolvimento e criação de uma estrutura de gestão do movimento, bem como políticas públicas para circenses de rua. 

É o momento também de oficializar a entrada de novos integrantes. abaixo segue programação e release do evento.
Para se inscrever preencher o formulário de inscrição I Fórum MAR de Palhaços



NÃO CONTAMOS COM NENHUM TIPO DE APOIO, ENTÃO PARA A HORA DO LANCHE CADA UM TRAZ O SEU E COMPARTILHAMOS TODOS.


PROGRAMAÇÃO
Sábado, 13 de abril -Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra - CDCN. Endereço Rua Ribeiro dos Santos (Rua do Passo), 42 - Pelourinho http://goo.gl/maps/1Pe0B
8:30h - recepção e credenciamento
9h - concentração e apresentação do fórum
10h - intervalo para respirar, comer, conversar, namorar etc e tal...
10:15h - discussão da carta de princípios
11:30h intervalo
14h - criação de quadro de metas
15h - criação de comissões e coordenações
16:30 - chuva de idéias sobre possíveis políticas públicas de incentivo ao circo
17h - encerramento e preparação para intervenção coletiva de domingo
Domingo, 14 de abril - PARQUE DE PITUAÇU
9:30h concentração no Parque de Pituaçu
10h início abertura de roda de rua do MAR de Palhaços
11:30h bate papo/trocas de experiências sobre benefícios e dificuldades da arte de rua

RELEASE DO FÓRUM MAR DE PALHAÇOS

Desde 2010 um intento vem se consolidando na terra. A formação de um movimento que extrapolasse os muros dos palhaços individuais, grupos, cias e coletivos para um compartilhamento cada vez mais expandido de palhaços que encaram sua prática de maneira cotidiana, como um modo de vida, como estratégia de sobrevivência econômica e espiritual neste mundo.

Em Salvador, assim como em outros lugares do Brasil e do Mundo, muitos palhaços encaram a rua como principal local de atuação e o que inicialmente começou a ser chamado de Movimento Abre-Rodas passou a se denominar MAR de Palhaços: inicialmente encarávamos a rua como o lugar para abrir rodas e apresentar nosso espetáculo, mas aprendendo com outros artistas de rua passamos a compreender a existência de outros modos que podem fortalecer a busca por se manter com a arte, como sinaleira e ônibus por exemplo. 

Por pura poesia, considerando nosso encontro com o céu no horizonte, passamos a nos denominar MAR que também é uma sigla que representa não só Movimento de Abrir Rodas (a função mais especial) como Movimento de Arte de Rua.

Entendemos que assim como a arte do palhaço, a arte de rua merece sua pesquisa. Ambos caminhando lado a lado constroem benefícios para todos. A rua é a estrada para o infinito e o palhaço é a humildade e generosidade, valores que correm o risco de serem extintos no planeta-sociedade.

Se o planeta está doente, nós somos os anti-corpos e estamos interferindo diretamente na cultura. O que cultuamos? A filosofia do bobo, do perdedor feliz, daquele que se deixa ser roubado e quanto mais faz isso mais enriquece. E onde disseminamos essa arte? Não há limites!!! 

Desta maneira intentamos que o MAR é um movimento de formação de novos soldados, consolidação de territórios ocupados e ocupação de novos territórios. Vamos juntos enraizar palhaço no planeta, plantar árvores de narizes vermelhos e colher o fruto em nossos chapéus cheios de reconhecimento do público da importância do riso e da função do palhaço.