quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Espetáculo "UM DIA DE PRAÇA" no Dique do Tororó

E o domingo, dia 26/09, da Cia ObCena de Artes começou assim:

SOMOS ARTISTAS DE RUA!
ARTE POPULAR!
SOMOS ARTISTAS DE RUA!
ARTES POPULAR!




VAMOS SUBIR A MONTANHA!
ATÉ LÁ!

VAMOS SUBIR A MONTANHA!
ATÉ LÁ!

SOMOS ARTISTAS DE RUA!

ARTE POPULAR!!!!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como e por onde seguimos!

Poeira, Pareta e Sabiá
O Movimento Abre Rodas, consiste em convidar diversos palhaços para participar de rodas em espaços públicos (praças e parques), com o intuito de manter essas rodas como pontos permanentes, onde o público tem a oportunidade de assistir a arte de maneira democrática. As ações se distribuem hoje por quatro pontos da cidade, Parque de Pituaçu, Largo 2 de Julho, Dique do Tororó e Praça do Campo Grande. O principal objetivo é estabelecer a cultura da arte de rua e do palhaço na cidade.

O Movimento Abre Rodas com o passar do tempo tornou-se um espaço de formação para a arte do palhaço e a filosofia que compete a essa arte. Hoje conta com a coordenação dos palhaços Thiago Enoque O’Sabiá (Cia ObCena de Artes) e Igor Caxambó (Cia Pé na Terra dos Palhaços) que foram os geradores da iniciativa. Uma das vontades do projeto é justamente formar palhaços que assumam novos pontos de rodas na cidade, transmitindo essa experiência e criando a consciência sobre o lugar do artista de rua, fomentador de uma cultura de emancipação política, social e filosófica, afim de romper com os moldes hegemônicos e padrões do sistema neo-capitalista.

Como continuação e fortalecimento desta iniciativa, existe hoje junto ao movimento a ação de formação “A Céu Aberto”, que acontece no Largo Dois de Julho todos os domingos pela manhã, a partir da 9h30. A Cia ObCena de Artes oferece antes das apresentações do espetáculo “Um Dia de Praça” oficinas de malabares e palhaçaria na rua, gratuitamente, gerando interesse e conhecimento a respeito do fazer artístico teatral e circense.

Abre o processo criativo do espetáculo “Um Dia de Praça”, onde todos são convidados a ser e se sentir parte da construção da obra artística. Deste modo, acreditamos contribuir para a cultura e educação local através e uma ética contínua, objetivando mostrar a comunidade dos processos de treinamento e criação do artista palhaço, ampliando a função social para além da cena, e semeando o conhecimento e a valoração da arte de rua.

Thiago Enoque O'Sabiá